Crisma: partilhando uma experiência

Em outubro de 2010 iniciamos os encontros com adolescentes que buscam receber o Sacramento da Crisma. Desde então, divididos em cinco turmas, os encontros acontecem aos sábados, domingos ou segundas-feiras, de acordo com a turma. Com um grupo renovado de catequistas, passamos a experimentar inovações, almejando superar as expectativas destes jovens, que vêm se preparando para esse momento especial.

Com o intuito de conhecer melhor os crismandos e suas famílias, com conhecimento da coordenação da Catequese, iniciei uma experiência de visitas às residências.

A receptividade na acolhida foi fundamental para que pudesse observar o quanto esses adolescentes estão envolvidos e estimulados a confirmar sua participação na Igreja como discípulos de Cristo.

Após algumas visitas, marcamos um encontro familiar no salão paroquial para conversarmos sobre essa relação e para comemorarmos o aniversário da catequista, que também trouxe seus familiares. Foi um momento de reflexão, partilha de opiniões e de experiências. Ouvimos muitas declarações dos pais que, atentos aos acontecimentos, disseram que os filhos têm partilhado as experiências da relação da religião nos tempos de hoje. Desta forma, eles se sentem motivados a comparecer na semana seguinte, com a expectativa de algo novo e direcionado a eles.

Eu, como catequista, posso dizer que tem sido uma experiência maravilhosa, que tenho aprendido muito com eles e que a maior recompensa deste trabalho é que todos eles, de alguma forma, se sentiram tocados. Existe a expectativa e o interesse em formarmos um grupo de jovens após o encerramento dos nossos encontros, sugestão dos próprios catequizandos, que passarão a planejar e promover os encontros orientados pelos catequistas.

Deixo aqui meu testemunho e partilho a satisfação de dizer que todos nós podemos contribuir, mesmo com uma pequena participação, para o crescimento espiritual e pessoal do ser humano. Façam esta experiência e sintam-se abençoados pela dádiva da vida!

Luciana Bortoleto
Catequista da Crisma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.